segunda-feira, 25 de maio de 2009

Into The Wild

Into The Wild marca a carreira do actor oscarizado Sean Penn enquanto realizador e de Emile Hirsch (Imaginary Heroes, The Girl Next Door...) no papel de Cristopher Johnson McCandless.
Baseado em factos verídicos, o Lado Selvagem narra a história de Cristopher McCandless, um estudante universitário da classe média-alta que após terminar o curso de Direito, mais ansiado pelos pais do que por ele próprio, doa o seu dinheiro, despe-se de todos os bens materiais, deixa os pais e a irmã na sua existência pouco pacífica e inicia uma viagem com um Destino: Alasca e com um Objectivo: a descoberta da verdadeira existência no meio da Natureza.
Ao longo da sua cruzada esbarra com pessoas peculiares que vão marcar a sua forma de ser e influenciar a sua maneira de ver o mundo. Os últimos meses da sua vida são passados no Alasca no Autocarro Mágico, em total isolamento e privação de meios de subsistência básicos. Cada vez mais debilitado, Cristopher acabará por sucumbir vindo o seu corpo a ser encontrado dias depois por caçadores.
A sua filosofia permanece. Na vida o mais importante não é tanto sermos fortes, mas sim sentirmo-nos fortes e pormo-nos à prova nas condições mais primitivas apenas com a ajuda das nossas próprias mãos. Só a Natureza nos oferece essa subtil oportunidade.
Já na recta final da sua vida, Cristopher chega à conclusão mais importante de todo o filme: a felicidade só é real quando é partilhada. O ser humano é um ser incompleto, um ser aberto, que precisa do outro para existir realmente e de forma significativa. Só no contacto com o outro podemos juntar todas as peças que constroem a felicidade.
Merece ainda destaque a direcção musical, discreta mas sublime, a cargo de Eddie Vedder que completa a realização admirável de Sean Penn e o desempenho notável de Emile Hirsch.
Nota: 9

Sem comentários:

Enviar um comentário